Imagem: Formatos de ficheiros
Olá amiguinhos, bem vindos a mais uma publicação.
Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar esses formatos.
Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:
Programas Bitmap (imagem)
Programas vetoriais (gráficos ou desenho)
A imagem de bitmap é maneada por bits, a menor unidade de informação utilizada pelo computador.
Assim, quanto maior o número de bits, maior a quantidade e tonalidade de cores. O número de bits define com maior ou menor precisão a nível de cada cor.
Normalmente, as imagens em cores produzidas com câmeras digitais ou scanners trabalham com 8bits.
Outra característica da imagem de bitmap é que a qualidade da imagem depende da resolução. Isso significa que elas possuem em número fixo de pixels. Portanto, quando ampliadas na tela ou impressas em uma dimensão maior do que foram ciradas, as imagens podem ficar serrilhadas, perder detalhes e aparecem com uma qualidade inferior.
Diferentemente das imagens bitmap, as imagens vetoriais são criadas em softwares de desenho e são compostas de linhas, ângulos e formas geométricas predefenidas por comandos computacionais e cálculos matemáticos.
Assim, a imagem vetorial, também denominada de gráfico vetorial, pode ser constituída por diversos agrupamentos de figuras. A sua grande vantagem é a independência com a resolução da imagem, e pode ser ampliada e reduzida sem perder qualidade.
Reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente.
As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:
-Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
-Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
Quanto menos espaço ocupar um ficheiro mais rápido e o seu armazenamento e transmissão.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros. Eis alguns deles:
BMP (Bitmap)
É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.
GIF(Graphics Interchange Format)
Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet.
JPEG(Joint Photographic Experts Group)
Formato com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem;
A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.
É um formato especial para trabalhar em páginas web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.
PDF (Portable Document Format)
Formato criado com o programa Adobe Acrabat;
Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de textos e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura de este formato.
PNG (Portable Network Graphics)
Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48bits, mas não comporta animação.
TIFF (Tagged Image File Format)
Formato sem compressão.
Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização.
É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem.
É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato. Geralemente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.
A informação de uma imagem vetorial pode ser guardada numa grande quantidade de ficheiros. Alguns deles são:
SVG (Scadable Vector Graphics)
O SVG tende a ser um formato-padrão para a web, especificado pela W3C e definido sob a linguagem XML.
CDR (CorelDRAW)
É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW
SXD (OpenOficce.org DRAW)
O formato SXD do OpenOficce.org DRAW permite, de forma simples, o desenho vetorial em trabalhos.
PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript)
Os formatos PS e EPS são reconhecidos por quase todos os programas de edição de texto ou de imagem que suportam imagem vetorial.
WMF (Windows Meta File)
É reconhecido pela maioria dos programas de edição de texto ou de imagem do Microsoft Office.
Comentários
Enviar um comentário