Cibersegurança Creative Commons

 Parte 2

Uma licença Creative Commons é usada quando um autor quer dar às pessoas o direito de partilhar, usar e construir sobre um trabalho que ele criou.

As licencças Creative Commons são várias licenças públicas que  que permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos autorais.

As licenças diferem por várias combinações que condicionam os termosde distribuição. Eles foram inicialmente lançados em 16 de dezembro de 2002 pela Creative Commons, organização sem fins lucrativos fundada em 2001. Tmbém houve cinco versões do conjunto de licenças numeradas de 1.0 até 4.0, lançada em junho de 2017.

Em utubro de 2014 a Open Knowledge Foundation aprovou as licenças de CC BY, CC BY-SA, e CCO como conformante com a "Open Definition" para conteúdo e dados.

Os intrumentos abrangidos nesta licença fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma froma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos.

Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto em crescimento de bens comuns digitais, em repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, misturados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites de legislação de direito de autor e de direitos conexos. 

Todas as licenças Creative Commons têm em comum muitas caraterísticas importantes. Todas as licenças ajudam os criadores, os chamados licenciantes, se utilizam estes intrumentos para manter o seu direito de autor e os seus direitos conexos, ao mesmo tempo que permitem que outras pessoas copiem, distribuiam e façam alguns usos do seu trabalho pelo menos para fins não comerciais.

Todas as licenças Creative Commons são aplicáveis em todo o mundo e duram o mesmo prazo que o direito de autor e/ou os direitos conexos aplicáveis (porque têm por base o direito de autor e/ou os direitos convexos).

Comentários

Mensagens populares