Conceitos de Multimédia
Parte 1
Podemos definir multimédia como a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o recetor, para a divulgação da mensagem.
Nesta definição são considerados como produtos multimédia os jornais, as revistas, os livros e as emissões de televisão. No entanto, no âmbito das tecnologias de informação, define-se multimédia , ou multimédia digital como a utilização diversificada de meios, tais como gráficos, imagens, texto, vídeo, e áudio, que são processados por computador e depois, podem ser armazenados e transmitidos.
Realidade virtual
A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo, sentindo-se mais perto da realidade.
Realidade aumentada
Por outro lado, a realidade aumentada (AR) é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.
https://www.youtube.com/watch?v=FcQaknxVPjM
Parte 2
A) A desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir em erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciara opinião pública de maneira a proteger interesses privados. A desinformação está muito ligada às redes sociais uma vez que qualquer um pode distribuir informação sem que ela seja confirmada por alguém profissional.
B)O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (AI)para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. Estes vídeos são quase perfeitos sendo por isso mesmo muito difícil de descobrir se o vídeo é real ou não. São vulgarmente feitos contra pessoas famosas para tentar denegrir a sua imagem.
C) As Fake News são notícias falsas publicadas pelos meios de comunicação como se fossem informações reais.
A maior parte destas noticias, é feita e divulgada com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as Fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o lado emocional do leitor, fazendo com que as pessoas partilhem a noticia sem confirmar se esta é verdadeira ou não.
O uso de fake news nas campanhas eleitorais é uma das raízes da desinformação e dos graves problemas que afetam o mundo. As fake news são poderosas porque fazem com que os eleitores foquem duvidosos e não saibam em quem realmente estão a votar.
Comentários
Enviar um comentário